sábado, 14 de abril de 2012

Veja o desempenho de Carlos Alberto entre 2009 a 2012

Carlos Alberto está próximo de reestrear pelo Vasco diante do Nova Iguaçu, no domingo. Relembre a trajetória do jogador entre 2009 e 2012.

Foto: Lancenet

2009

No ano de 2009, Carlos Alberto foi a grande contratação do clube para a disputa da Série B. Vindo de empréstimo por seis meses do Werder Bremen-ALE, o atleta teve um ótimo desempenho, ajudando o Vasco a garantir o acesso à Série A e conquistando o título da segunda divisão. O camisa 19 foi decisivo, demonstrando todo seu talento e poder de liderança.

O Vasco começou bem no Campeonato Carioca, mas foi punido pelo ‘Caso Jéferson’, quando o Fluminense denunciou que o atleta vascaíno foi supostamente escalado de forma irregular, fazendo com que o clube acabasse fora das semifinais da Taça Guanabara. Já na Taça Rio, a equipe chegou às semifinais, mas foi goleada pelo Botafogo por 4 a 0. Carlos Alberto decidiu assumir a culpa pela derrota, protegendo os jovens e inexperientes atletas do elenco cruzmaltino.

“Fiquei impressionado com o Carlos Alberto” – Dorival Júnior

Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco

Carlos Alberto teve participação importante na campanha vascaína e quase voltou para o Werder Bremen-ALE em julho, após o fim do seu contrato de empréstimo. Feliz no clube, o atleta conseguiu junto à diretoria cruzmaltina estender por um ano sua permanência em São Januário.


“Talvez eu nunca tenha sido amado assim” – Carlos Alberto

No principal objetivo do ano, a equipe teve alguns percalços pelo caminho, mas depois embalou até a liderança, conquistando o acesso e também o título. Adorado pelos vascaínos, o “Predador” foi o escolhido pela torcida para usar a camisa 111, em homenagem aos 111 anos do clube no dia 21 de agosto.

“Sem demagogia, Carlos Alberto agora é vascaíno”, afirmou o camisa 19

Foto: Fernando Maia / Agência O Globo

2010
Já em 2010, a história foi bem diferente para Carlos Alberto. No ano da volta à primeira divisão, o jogador atuou metade das vezes que na temporada passada, devido às constantes lesões que sofreu.

Após o grande ano de 2009, o atleta foi tratado como símbolo do clube no ano seguinte. Apesar disso, Carlos Alberto foi figura constante no departamento médico do clube e se envolveu em algumas polêmicas.

Em dado momento da temporada, o clube cruzmaltino reuniu quatro jogadores de muita qualidade em seu elenco: Felipe, Carlos Alberto, Zé Roberto e Éder Luís. Mesmo com tantos bons atletas, o chamado Esquadrão Classe A atuou pouquíssimas vezes e nunca emplacou.

Em 22 jogos, "C.A." só marcou quatro gols, recebeu sete cartões amarelos e um cartão vermelho, diante do Vitória em São Januário. Na ocasião, o atleta bateu palmas para o árbitro, ironizando a marcação de uma falta contra ele próprio. Em julho, Carlos Alberto se envolveu em uma polêmica com Rodrigo Pimpão. Os dois brigaram na sala de fisioterapia do clube e o atacante teria até ficado desacordado. Logo depois, o problema foi contornado e ambos selaram a paz.

Foto: Site Oficial do Vasco da Gama

O meia ainda tinha prestígio com a torcida, já que foi o principal jogador envolvido nas ações de marketing do Vasco, sejam em camisas personalizadas, bonecos ou perucas.

Apesar de tudo, o principal problema de Carlos Alberto foram as constantes e variadas lesões em 2010. Em entrevista à Rádio Globo, o médico do clube Alexandre Campello comentou sobre as contusões do atleta, afirmando que elas não tinham ligação entre si: 
"Ele teve uma lesão no pé direito, um trauma no pé direito, um trauma no pé esquerdo, uma lesão por estresse na fíbula, que não tem nada a ver com o pé, na perna. Ele teve um período que passou com dor no joelho - uma dor no tendão no joelho -, uma lesão no adutor da coxa - uma lesão muscular -, e uma outra lesão na posterior de coxa."


 2011

Foto: Paulo Sérgio

“Este vai ter que ser meu ano de qualquer maneira.” - Carlos Alberto

Em 2011, Carlos Alberto voltou ao clube decidido a dar a volta por cima. Mesmo assim, o Campeonato Carioca começou e o Vasco perdeu as quatro primeiras partidas, marcando o pior início da competição em toda a história do clube. Após derrota para o Boavista no dia 28 de janeiro, o meia e o presidente Roberto Dinamite discutiram asperamente dentro do vestiário.

O capitão não gostou de ser interpelado pelo presidente vascaíno, logo após a derrota e o clima que já era complicado, piorou de vez. Esse momento foi marcante tanto para o jogador, como para o clube. Carlos Alberto foi negociado com o Grêmio e o Vasco, que tinha acabado de demitir PC Gusmão, acertou com o treinador Ricardo Gomes.

O clube teve excelente ano, sendo campeão da Copa do Brasil, além de grande campanha na Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Já o “Predador” teve outro ano decepcionante, atuando em dois clubes diferentes, cercado de contusões e polêmicas.

Foto: Eduardo Moura

Emprestado ao Grêmio, foi dispensado três meses depois. Apenas tendo jogado em 12 partidas e marcado um gol em toda sua passagem, o atleta tinha a confiança do treinador Renato Gaúcho.

Carlos Alberto também discutiu com jornalistas, após a imprensa especular sobre ter ganhado uma semana de dispensa para resolver problemas particulares. Em entrevista à Rádio Guaíba, o vice-presidente de futebol do clube, Antônio Vicente Martins, afirmou que sua saída foi devido a vários fatores.


Após o fim do contato, o Vasco não queria o meia de volta e foi acertada sua ida para o Bahia no dia 27 de maio. Pelo tricolor baiano, foram 19 jogos, nenhum gol e apenas 1 assistência. Além de 7 cartões amarelos, 48 faltas cometidas, 61 faltas sofridas e 60 passes errados. (Dados: Cartola FC/Globo.com). No dia 13 de agosto, o GloboEsporte.com noticiou que Carlos Alberto tinha discutido com Jóbson, seu companheiro de equipe, mas logo no dia seguinte fizeram as pazes. 

O redator do site FutebolBahiano, Antonio Adlei acompanhou sua passagem pelo clube e se decepcionou com o desempenho do atleta:

“Carlos Alberto foi um péssimo negócio para o Bahia. Primeiro porque passava muito tempo no DM (Departamento Médico). Quando jogava, contava-se de dedo uma partida boa. Ele se irritava muito em campo, fazia falta desleal.”

José Ricardo Novoa, blogueiro do Bahia do Globoesporte.com, não lamentou a saída do atleta, afirmando seu descontentamento com o meia:

"Carlos Alberto foi embora e eu imagino como deve ter sido a despedida dele. Demorou 10 minutos para tirar os objetos pessoais do armário do vestiário e 23 horas para tirar os objetos pessoais do departamento médico."

Veja o desempenho de Carlos Alberto ano a ano:
Ano
J
G
V
E
D
44
15
27
12
5
22
4
11
5
6
4
0
1
0
3
Total
70
19
39
17
14

Crédito da tabela: NETVASCO
 2012

Em 2012, a diretoria não conseguiu encontrar nenhum clube interessado em contratar Carlos Alberto. Considerando a saída de Bernardo e o fato de pagar um alto salário a um jogador inativo, o Vasco optou por reintegrá-lo ao elenco. A torcida vascaína espera rever o Carlos Alberto de 2009, livre de lesões, sendo decisivo com o bom futebol que possui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário