segunda-feira, 30 de abril de 2012

Veja curiosidades e estatísticas do Vasco na temporada

Detalhe para todas as estatísticas:  Não considero os gols do amistoso de despedida do Edmundo. 
Alecsandro é o grande artilheiro da equipe com 14 gols, seguido por Diego Souza e Juninho com 6. Nove jogadores marcaram um gol. No total, 16 atletas já balançaram as redes em 2012.

Quanto às assistências, o lateral direito Fágner é o maior "garçom" da equipe com 6 assistências. Logo depois, vem o "Reizinho" com 5 e Alecsandro com 3.

A tabela acima mostra o que o torcedor do Vasco já sabe. O lado direito do ataque é muito forte, diferente do lado esquerdo e o time é muito dependente das jogadas de Fágner e Éder Luis. Foram 15 gols provenientes de cruzamentos da direita. Em segundo, bem atrás, vem os chutes de fora da área com 7, nos pés calibrados de Juninho e Fellipe Bastos.

Em relação aos gols sofridos, o Vasco não tem um problema crônico, mas pode melhorar em alguns aspectos. Foram 5 gols em jogadas pelo meio, fruto dos problemas de marcação na zona entre os volantes e os zagueiros. Em segundo, são os cruzamentos pela esquerda, causados por um lado enfraquecido defensivamente com Thiago Feltri e Felipe.

No primeiro tempo, o Vasco marcou de forma igual, 8 gols em cada uma das três "fases". Na segunda etapa, a situação foi diferente. O Gigante da Colina anotou 12 logo nos 15 minutos, e logo depois cai para apenas 5 e sobre novamente para 9. Pode-se entender que o papo com Cristóvão Borges no intervalo surge efeito e os atletas entram mais ligados.

A tabela acima apresenta bem a irregularidade do Vasco. A equipe sofre a incrível marca de 6 gols nos 15 minutos iniciais e 8 entre o minuto 31 até o fim do primeiro tempo. Por vezes disperso, o time, após o intervalo, se estabiliza e acaba por sofrer menos gols.

* O Vasco marcou gols em todas as partidas de 2012. Foram 50 vezes em 25 partidas, com média de 2 por jogo.

* Nos "grandes jogos", contabilizando clássicos cariocas e partidas pela Copa Libertadores, o desempenho é satisfatório. Foram 13 jogos, 7 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.
Vasco 2x1 Fluminense
Vasco 2x1 Flamengo
Vasco 1x3 Fluminense
Vasco 1x2 Nacional-URU
Vasco 3x2 Alianza Lima-PER
Vasco 1x1 Libertad-PAR
Vasco 1x3 Botafogo
Vasco 2x0 Libertad-PAR
Vasco 2x1 Alianza Lima-PER
Vasco 1x2 Flamengo
Vasco 1x0 Nacional-URU
Vasco 3x2 Flamengo
Vasco 1x3 Botafogo

*Desses 13 jogos importantes, o Vasco saiu perdendo em 9 deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário